quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

APRESENTAÇÃO




Federação Nacional de Voluntariado em Saúde - FNVS  

 (desde 21 de maio de 2007)
Federação Nacional do Voluntariado em Saúde congrega e representa Organizações que têm como objetivo e fim último o Voluntariado em Saúde e que se denominam Associadas.
Os Corpos Sociais da Federação são ocupados pelas Associadas que têm a liberdade  de se candidatarem aos atos eleitorais e de decidir quem as representa. Já nas Associadas são pessoas que se candidatam aos Corpos Sociais.
Os Estatutos da Federação prevêem todas as competências dos seus Corpos Sociais e só o plenário das Associadas os pode alterar.
Tudo começou em Maio de 2007, quando a Associação de Voluntários do Hospital de S. João, a Liga dos Amigos do Hospital de Cascais, a Liga dos Amigos do Hospital de S. Tirso, a Liga dos Amigos do Hospital de Chaves, a Associação de Voluntários do Hospital de S. João de Deus de Famalicão, a Associação do Hospital de Crianças Maria Pia, a Liga dos Amigos do Hospital de Gaia, a Liga dos Amigos do Hospital de Espinho, a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar, a Liga dos Amigos do Hospital de S. António e a Associação Voluntariado e Acção Social do Entroncamento, que formalizaram a e realizaram a escritura Pública da Constituição da Federação.
A Federação Nacional de Voluntariado em Saúde ( FNVS ), tem como missão a defesa e promoção do quadro de valores comuns às Organizações aderentes, prosseguindo os objectivos de preservação da identidade das Organizações e do seu Voluntariado, de representação  das Associadas e assumir a defesa dos seus interesses, nomeadamente, perante a Administração Pública, Central, Regional e Local e as Instituições de Saúde Publica, Sociais e Privadas e desenvolver e alargar a base de apoio social, quer quanto à mobilização para o Voluntariado em Saúde, quer no que se relacionar com a melhoria da prestação dos Serviços Sociais e dos Cuidados de  Saúde  aos Utentes, envolvendo a Comunidade.
A Federação tem como objetivo a prestação de todo o apoio às suas Associadas no que diz respeito a Serviços de Consultoria Jurídica, Contabilidade e Fiscalidade.
Promove, também, Ações de Formação que visam a qualificação dos Voluntários e a Valorização do seu Desempenho, disponibilizando uma Bolsa de Formadores em várias áreas do Conhecimento sobre o Voluntariado.
Identifica, releva e publicita as Boas Práticas em Voluntariado em Saúde que as Associadas praticam, de modo a que possam ser replicadas por outras Associadas noutras Instituições.
Tem vindo a dar importância crescente à Gestão do Voluntariado em Saúde, às condições de trabalho das Direções das Associadas, das suas dificuldades e dos seus constrangimentos e aposta num incremento das competências e no empoderamento de quem gere, na sombra e no anonimato, estas importantes e indispensáveis Organizações da Sociedade Portuguesa.

1 comentário:

  1. Este blogue é um ponto de encontro e de partilha entre os Voluntários em saúde.

    ResponderEliminar