quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

I ENCONTRO NACIONAL.


Encontros Nacionais.
Com a direção em pleno das suas funções, eleita a 26 de maio de 2008, para o triénio 2008 a 2011, a Federação Nacional do Voluntariado em saúde, procura meios e formas de divulgação.
Uma das formas arquitetadas foi a realização de Encontros Nacionais, pensada e proposta na Assembleia Geral de 18 de fevereiro de 2009, que se realizou na sala de reuniões do Hotel Íbis, na Cidade do Porto.
Nessa Assembleia, o Sr. Enfermeiro Fernando Marques, em representação da Liga de Amigos do Hospital de Santo Tirso, que à data assumia a Vice-presidência da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, propôs que a realização do evento fosse entregue à Liga de Amigos do Hospital de Santo Tirso.
Sob as insígnias da divulgação e promoção da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, a direção da Federação em parceria com a Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, promoveu o 1º Encontro Nacional, que se realizou a 31 de outubro de 2009, no Auditório Engº. Eurico de Melo, em Santo Tirso.

I Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde 
31 de outubro de 2009 – Auditório Eurico de Melo, em Santo Tirso

Ao Encontro Nacional, há data a FNVS contava com 21 Associadas, assistiram centenas de voluntários e altas individualidades, politicas, religiosas, vários membros do Concelho de Administração do Centro Hospitalar Médio Ave (Santo Tirso e Famalicão) e Presidentes da maioria das Associações e Ligas, que lotaram o Auditório, com cerca de 270 lugares sentados.

Num debate onde emergiu o trabalho desenvolvido pelos Voluntários e sua apreciação 

A opinião geral foi unânime. Ser voluntário é considerado uma opção de vida para uns, ou mesmo uma questão de cidadania para outros.


Ajudar o próximo é o lema de muitos voluntários que, pelo país fora, prestam apoio aos que mais precisam e muitas vezes com apenas uma palavra amiga arrancam sorrisos a quem muitas vezes já não tem vontade para viver. Mas o que importa ao Voluntário, depois de um gesto carinhoso, é ver e sentir o sorriso do doente.

Fernando Marques, Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, explicou, “Pretendemos dar a conhecer as nossas experiências, os nossos conhecimentos, as nossas vivências a todo o grupo de voluntariado e também receber os outros hospitais para que possam partilhar as experiências deles e para que possamos tornar mais rica a nossa acção”, adiantou ainda que, “Cada vez há gente mais jovens quererem fazer voluntariado nos hospitais”.





 




1 comentário:

  1. Em 31 de outubro de 2009, foi o inicio da demonstração da capacidade organizativa da Federação.

    ResponderEliminar